sábado, 10 de setembro de 2011

Lenda dos quadrinhos Jim Steranko fala de sua contribuição a Indy

Jim Steranko deu uma sessão de perguntas e respostas no último domingo nas horas finais da Dragon * Con. O veterano artista de quadrinhos é conhecido por seu trabalho psicodélico e inovador em Nick Fury: Agent of SHIELD e Capitão América no final dos anos 1960. Ele também ajudou a criar a aparência de Indiana Jones, e disse a uma platéia cativada como aconteceu.

Leia Mais...



Após encontrar-se com Lucas e Spielberg, Steranko fez quatro pinturas para desenvolver o look and feel de Indiana Jones em várias cenas de Os Caçadores da Arca Perdida. Foi pedido a Steranko que desse a Indy uma jaqueta, "uma como George (Lucas) usa", que seria uma jaqueta de couro de piloto da época. O próprio Steranko adicionou o chapéu Hobbs Fedora e o cinto diagonal Sam Browne. O nome, "Indiana era o nome do cão de George e acho que Jones foi tirado de qualquer lugar", já estava estabelecido, assim como a presença do marcante chicote, uma vez que estava presente no roteiro inicial.


Spielberg e Lucas ficaram tão impressionados com o trabalho que a dupla requisitou a Steranko fazer mais cinquenta quadros, "uma por dia até o Natal", já que era Novembro na época do segundo encontro. Steranko observou durante a sessão que estas pinturas representariam essencialmente cada cena do filme. Steranko inicialmente recusou, devido à carga de trabalho e restrição de tempo. Steranko demorou cerca de um dia para fazer cada uma das quatro pinturas anteriores, mas fazendo uma por dia durante 50 dias seria difícil, "estava com medo de desapontá-los, e você não quer decepcionar Spielberg". Spielberg ofereceu um aumento de prazo até o primeiro dia do ano seguinte, mas Steranko francamente recusou.


Olhando para essas quatro pinturas de produção, que correspondem a algumas das cenas de filme perfeitamente, pode-se ver o quanto Steranko, um dos maiores artistas de quadrinhos do século 20 e um consagrado pintor de capas pulp, influenciou o mundo de Indiana Jones. Com a possibilidade de ter produzido mais 50 artes, Steranko poderia facilmente ser para a franquia Indiana Jones o que Ralph McQuarrie e Joe Johnston foram para a primeira trilogia de Star Wars. Estes quatro quadros, por conta própria, mostram que Steranko certamente contribuiu muito.

1 Comentário:

Fábio Mauro disse...

Excelente post Igor. obrigado por partilhares estas informações connosco...

Postar um comentário

 

©2009/2013 Indiana Jones Brasil - Alguns direitos reservados | Nomes, imagens e outros são marcas registradas dos seus proprietários.