sábado, 3 de setembro de 2011

Entrevista com Robert Watts, produtor de Indy e Star Wars


Faz 30 anos que a extraordinária criação arqueológica de Steven Spielberg e George Lucas "Indiana Jones" estalou seu chicote pela primeira vez e balançou-se nas telas em Caçadores da Arca Perdida (1981). O personagem e a série de filmes que se seguiu criaram um herói cinematográfico que praticamente todos amam: um personagem e uma franquia que permanecem hoje tão populares como eram após seu lançamento.

Em uma recente exibição especial que lotou o Picture House que abrigou o evento de comemoração do aniversário de 30 anos de Caçadores, o produtor da série Robert Watts foi entrevistado pelo site whatculture.com. Watts é um prolífico produtor britânico que esteve envolvido desde a franquia Star Wars aos filmes de James Bond e outras produções notáveis como 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968), de Kubrick e Uma Cilada para Roger Rabbit (1988).

Leia Mais...

Fazem 30 anos desde o lançamento de Caçadores; você tinha alguma ideia naquela época que a franquia Indiana Jones seria tão bem sucedida como ela é?
Nenhum de nós sabia que a nossa colaboração anterior, Star Wars, seria o que tornou-se, mas eu achei que Caçadores da Arca Perdida seria um sucesso. Prever o quão grande será é uma arte que todos os executivos do estúdio amaria possuir! Há uma diferença entre um filme que é apenas um filme de sucesso e um que se torna ícone. Eu sabia que faria dinheiro, mas não tinha idéia que se tornaria ícone.

Qual é a sua lembrança mais querida em trabalhar em Caçadoress e em toda a trilogia original de filmes de Indy?
Suponho que minha lembrança mais querida seja terminar duas semanas antes do previsto um filme tão complexo. Eu nunca tinha feito isso antes e nunca mais fiz desde então! Acho que a energia em alcançar isto reflete na energia do filme.

Este é um feito impressionante na indústria! Qual foi o maior desafio que você enfrentou enquanto trabalhava em Raiders?
Acho que descobrir como filmar o filme que se passa em tantos lugares em um cronograma lógico que era factível financeiramente. Filmamos em cinco países, França, Inglaterra, Tunísia, Havaí (na verdade os EUA, mas muito longe) e no continente norte-americano.

Você tem uma sequência/cena favoritos em Caçadores? E em Templo e Última Crusada?
Em Caçadores, a luta no Flying Wing; em Templo, a sequencia do corte da ponte e em Crusada, Hitler assinando o livro do pai de Indy!



Essas são todas as cenas fantásticas! A seqüência de abertura em Caçadores, com a pedra gigante, tornou-se enraizada na cultura popular - como tal façanha foi alcançada e provou-se ser um pesadelo para a produção?
A bola estava rolando em vigas de andaimes saindo de cada lado, descendo uma ladeira tipo de trilho. A primeira vez que Steven Spielberg a viu em movimento o set ainda não estava terminado. Ele me pediu para correr na frente dela, então eu fiz. Quando cheguei no final da corrida, havia uma barreira de madeira onde me abriguei embaixo.

Perguntei a Norman Reynolds, o designer, se ele poderia tê-la parado e ele disse:"Não"! Aquele foi quase um momento de "oops!", já que a pedra era feita de fibra de vidro e poderia ter me esmagado. Houveram outros testes em um túnel mais estreito, que foram mais fáceis, pois a bola que encheu o túnel era feita de espuma de borracha e foi empurrada por trás por dois homens.

Isso deve ter sido uma experiência muito aterrorizante ... Você pode lançar alguma luz sobre os mitos que se tornaram associados com a produção de Caçadores? São verdade qualquer um dos seguintes: toda a equipe adoeceu enquanto trabalhava na Turquia, com exceção de Steven Spielberg, que só comeu latas de Spaghetti-O que ele tinha trazido consigo? Durante a cena do Flying Wing, o joelho de Harrison Ford foi atropelado pelo avião, mas sendo um soldado, ele envolveu-o com gelo e continuou filmando? O nome do personagem foi originalmente Indiana Smith, mas isso foi alterado no primeiro dia de filmagem?
Não, Spielberg não viveu de Spaghetti-O, mas a equipe realmente adoeceu em certo ponto. E estávamos na Tunísia, não na Turquia. Não lembro de Harrison se machucando assim. Fiquei doente por alguns dias, então posso ter perdido isso. O personagem foi originalmente chamado Indiana Smith. O nome foi mudado bem antes das filmagens, já que ele era chamado Jones no primeiro roteiro que li. Aliás, tenho certeza de que todos sabem que o nome de Indiana era de fato o nome do cachorro do pai de George!

Caçadores foi filmado em ao redor do mundo em locações como Havaí, Reino Unido e Tunísia. Esteve envolvido nas locações e há algum lugar em particular que se destaca como o mais memorável?
O lugar mais bonito, para mim, foi a ilha de Kauai, onde filmamos as seqüências de abertura do filme. O mais difícil foi filmar na Tunísia em Agosto, já que era quente como o inferno!

Templo da Perdição trouxe a famosa classificação US PG-13 aos cinemas. O que causou isso e qual era a sua opnião durante a produção sobre o conteúdo muito mais negro incorporado a este filme?
A classificação PG-13 foi causada quando o Sumo Sacerdote, Mola Ram, puxa o coração da pessoa sacrificada e segura-o no ar, batendo em sua mão. Este close foi cortado da versão britânica pelos censores. A natureza mais escura deste filme era fazer uma outra história, não apenas uma sequencia para Caçadores.

Falando de Templo, é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos e lembro-me forçando meus avós a alugá-lo na locadora cada vez que eu ia com eles quando criança! No entanto, muitas pessoas consideram mai fraco do que Caçadores e Última Cruzada - Qual é a sua opinião sobre isso?
Eu não posso julgar isso, meu favorito é Caçadores!

Você também produziu a trilogia original de Star Wars - entre esta franquia e a de Indiana Jones, qual provou ser a mais difícil de trabalhar e por quê?
Os desafios de Star Wars e Indy eram completamente diferentes. Uma se passa há muito tempo atrás em uma galáxia muito distante enquanto a outra se passa na Terra no final dos anos 1930. Para Star Wars tivemos que criar tudo, para Indy pudemos alugar a maior parte, por isso é incrivelmente difícil compará-los.

Vendo que ambas as franquias Star Wars e Indiana Jones tiveram continuações recentes adicionados a elas, qual sua opnião sobre essas interpretações modernas e de toda a tendência de Hollywood de remakes e continuações anos depois do filme original?
Se ainda funciona, por que não usar?

Tenho uma pergunta final - você pode resolver esse velho debate para nós, por favor: Quais são mais legais - arqueólogos ou Jedis?
Arqueólogos se eles estão cavando achados ancestrais sob o pólo sul. Jedis, se são pegos longe de casa em Hoth quando seu Taun Taun cai morto!

Entrevista originalmente publicada em 25 de Maio.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009/2020 Indiana Jones Brasil - Alguns direitos reservados | Nomes, imagens e outros são marcas registradas dos seus proprietários.