domingo, 30 de janeiro de 2011

WikiLeaks e Indiana Jones


O WikiLeaks é comumente considerado um site que facilita o vazamento de notícias, mas foi fundado com um objetivo secundário: a criação de uma plataforma digital que não pode ser censurada. Este outro objetivo formou algumas das primeiras decisões editoriais que o WikiLeaks fez - por exemplo, publicando em 2008 um roteiro alternativo de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.

Leia Mais...

Críticos questionaram o WikiLeaks sobre sua decisão de publicar o roteiro, perguntando: o que é tão notável sobre tal vazamento? Mas seu valor de notícia não é o que estava em causa. No ano passado, Julian Assange, criador do WikiLeaks, contou ao reporter que o roteirista quis tornar público o seu trabalho e tinha até tentado publicar on-line, porque os fãs tinham manifestado o seu descontentamento com o filme quando ele foi finalmente lançado. "Ele estava envolvido em uma disputa de criatividade", Assange lembrou. "Seu provedor de internet em seguida recebeu uma ameaça legal para que fosse removido, ou seja, censurou a partir do registro público. Alguém então deu para nós porque somos conhecidos por defender o registro público como uma editora em última instância, e lançamos o roteiro como uma ação contra a censura".

Fonte: The New Yorker

O roteiro em questão é Indiana Jones and the City of the Gods, versão inicial de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal escrita por Frank Darabont. Não é claro quantos rascunhos diferentes Darabont escreveu, mas parece que George Lucas leu duas ou três versões do roteiro antes de finalmente rejeitá-lo em 2004. Em entrevista à MTV, Darabont contou que essa rejeição representou a perda de um ano inteiro de trabalho. Para baixar o roteiro em inglês, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009/2020 Indiana Jones Brasil - Alguns direitos reservados | Nomes, imagens e outros são marcas registradas dos seus proprietários.