Parece que não é só a língua portuguesa que une Brasil e Portugal. Até mesmo no mundo de Indiana Jones há fatos em comum entre os dois países.
É sabido aqui em terras brasileiras que a Cury, fábrica de chapéus de Campinas-SP, forneceu o feltro de pêlo de lebre para a Herbert Johnson, que fez o famoso chapéu de Caçadores da Arca Perdida. A Cury entregou 8 chapéus semi-acabados para empresa inglesa, onde tiveram o topo alongado e receberam sua forma final.
"-Fomos encontrados porque a fábrica de uma cliente nossa patrocinava o filme e eles pediram ênfase no chapéu. Na época vieram o presidente da empresa e um diretor técnico para que a gente fizesse o acessório com as características necessárias. Eles, porém, não revelaram para o que era." - Paulo Cury, diretor e proprietário da fábrica, em entrevista ao jornal Correio Popular em 21/05/2008.
Mas o que poucos sabem é que uma outra empresa também de língua portuguesa forneceu o feltro para um filme de Indy. A empresa FEPSA, de Aveiro, Portugal forneceu o material para o chapéu usado em Reino da Caveira de Cristal.
O cliente alemão Mark Kitter, da Adventurebilt Hat Company, fez as encomendas à empresa portuguesa para cumprir à risca as ordens dadas por Bernie Pollack, responsável pelo guarda-roupa de Indy. Feltros 100% de castor, nas cores castanho e cinza. "Tivemos de desenvolver uma série de características e realizar vários testes até acertarmos com o formato e o peso dos feltros", recorda o responsável pela Fepsa.
A Adventurebilt foi escolhida para fazer os famosos chapéus altos de largas abas Fedora para Harrison Ford. Tarefa árdua de reproduzir um dos símbolos de Indiana Jones, 19 anos depois de a primeira aventura ter invadido as salas de cinema de todo o mundo. A missão estava cumprida depois de Bernie Pollak ter testado os chapéus em Harrison Ford. Trinta e seis chapéus foram criados para o último filme - nove castanhos e dois cinzentos - e os restantes foram usados pelos dublês.
A empresa Fepsa - Feltros Portugueses S.A., fundada em 1969, é líder mundial no fabrico de feltros de qualidade. George W. Bush, Vladimir Putin, Robert De Niro, Nicolas Cage e elementos dos Black Eyed Peas são algumas das personalidades que têm chapéus com feltro produzido em S. João da Madeira.
Agradecimentos ao Salteadores-Raiders pela informaçâo.
5 comentários:
Fantástico Post Igor...as coisas que aprendemos ao visitar o Blogue do Indiana Jones Brasil....Sem dúvida que até no que se refere a Indiana Jones os nossos dois países estão unidos...
É Bom Relembrar também que Indiana Jones teve duas vezes em Portugal e uma pelo menos no Brasil...Esteve em Portugal na arquipélago dos Açores no jogo "Fate of Atlantis" e no filme "Last Crusade" quando recuperou a cruz de Coronado ao Panama Hat e no Brasil no último filme, quando vageava pela amazónia...Sem dúvida que ele sabia falar a nossa lingua...
Sim, alías Indy faz uma escala em Portugal antes de chegar a Veneza em Last Crusade.
Sim...é verdade...já me tinha esquecido dessa...aposto que passou por cá para comprar mais um Chapéu de FEPSA...hehehe
Olá,
Depois de muita pesquisa sobre o chapéu fedora do Indiana consegui finalizar o chapéu estilo caveira de cristal eu usei o mesmo material feltro castor.
Atè+,
Newton
Postar um comentário