terça-feira, 30 de outubro de 2012

Disney compra Lucasfilm. Como fica Indiana Jones?


Uma notícia bombástica tomou de súbito os bucólicos fãs de Indiana Jones, fãs estes que estavam sem nenhuma perspectiva de um novo filme, game ou qualquer outro produto de sua franquia predileta. A Walt Disney anunciou nesta terça a compra da Lucasfilm, empresa de George Lucas que detém os direitos de Star Wars e Indy, por 4,05 bilhões de dólares. Mas como isso afetará as aventuras do arqueólogo mais famoso do cinema?

Leia Mais...

O negócio bilionário envolveu dinheiro e ações e coloca a Lucasfilm dentro do portfolio da Disney que inclui outras marcas como Pixar, Marvel, ESPN e ABC. A Disney deve pagar metade do valor em dinheiro e emitirá cerca de 40 milhões de ações quando fechar a aquisição.

A atual co-presidente do conselho da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, que trabalhou em todos os 4 filmes de Indy como produtora, assumirá o cargo de presidente da companhia e responderá ao presidente do conselho da Walt Disney Studios, Alan Horn. O primeiro projeto será um novo episódio de Star Wars, o sétimo da série, para 2015. Há planos para continuar com os episódios 8 e 9 e, em seguida, fazer o lançamento de um novo filme a cada dois ou três anos.

Segundo Kathleen, "está começando agora a parte mais divertida do processo, que é encontrar com roteiristas para desenvolver as histórias" desses próximos filmes da saga. "Eu queria ter certeza de que o comando a partir de agora seria meu, e é importante que ele [Lucas] permaneça pelo menos como meu anjo da guarda sentado no meu ombro".

Lucas diz que "nos últimos 35 anos, um dos meus maiores prazeres foi ver Star Wars sendo passado de geração a geração. Agora é hora de eu passar Star Wars para uma nova geração de cineastas. Sempre achei que Star Wars viveria além de mim, e eu penso que é importante montar a transição enquanto eu estou vivo. O alcance da Disney vai dar à Lucasfilm a oportunidade de trilhar novos caminhos em cinema, TV, produtos interativos, parques temáticos, produtos ao vivo e outros direto ao consumidor".

A Disney também confirmou outros planos para a Star Wars, incluindo o investimento em games e em negócios de televisão, bem como seus parques e resorts de negócios. Especificamente, a Disney disse que "realmente gosta do potencial de Star Wars para TV" e observou que "o canal Disney XD será uma grande casa para isso." Quanto a jogos, a própria Disney disse que vai focar mais em jogos sociais e de celulares do que no desenvolvimento de jogos para consoles domésticos, mas deixou aberta a porta para o licenciamento de Star Wars para outros desenvolvedores de jogos e editores.


Além de Star Wars, o acordo também inclui os direitos para a franquia Indiana Jones. Apesar de não ter divulgado novos planos para a série, a Disney afirmou que embora detenha os direitos, pode não haver novos filmes por causa de obstáculos potenciais com a Paramount Pictures, que distribuiu os últimos filmes e ainda tem contrato em vigor. Como a situação pode mudar no futuro é desconhecido no momento.

Então como a Disney conseguirá fazer novos filmes de Star Wars? Embora a 20th Century Fox tenha cuidado de todos os seis filmes anteriores, aparentemente eles não tem os direitos para futuros filmes, o que permitiu a Disney tomar as rédeas da franquia.

Entretanto, empresas que fazem parte do grupo Lucasfilm, como a LucasArts (games), a Industrial Light & Magic (efeitos especiais) e o Skywalker Sound (efeitos sonoros) entraram no acordo e agora fazem parte da Disney. Isso pode trazer novas perspectivas ao negligenciado mundo dos games de Indiana Jones (vide o último fracasso Indiana Jones and the Staff of Kings).


Será que se houver um novo filme produzido pela Disney, Harrison Ford estaria nele? Steven Spielberg dirigiria? Um novo ator seria selecionado para o papel de Indy? Seria um reboot? Veríamos o personagem disparando uma arma contra um inimigo armado apenas com uma espada em um duelo? Veríamos o personagem desferindo golpes baixos em inimigos? Veríamos o personagem abandonando a namorada a própria sorte para não ser descoberto? Veríamos sacrifícios humanos onde um coração é arrancado de uma pessoa viva? Ou a franquia tomará rumos que agradem às plateias de Piratas do Caribe e da Marvel?

"-If you're a Scottish Lord, then I am Mickey Mouse!"


1 Comentário:

Vanderson BARONE Silva disse...

Que a Força esteja com a Disney.

Postar um comentário

 

©2009/2020 Indiana Jones Brasil - Alguns direitos reservados | Nomes, imagens e outros são marcas registradas dos seus proprietários.